RAR Imobiliária no SIL com uma nova “FORMA”

Um jogo, seis gabinetes de arquitetura, uma exposição, seis visões

A RAR Imobiliária lançou um desafio inédito a seis prestigiados gabinetes de arquitetura portugueses, colocando à disposição de cada atelier um conjunto de peças de igual formato e dimensão de um jogo e fazendo a proposta de criar, a partir desses elementos, um módulo arquitetónico, habitável e inspirador, que configurasse uma verdadeira expressão de criatividade e funcionalidade.

O jogo, aceite pelos gabinetes de arquitetura A43, Correia/Ragazzi Arquitectos, hori-zonte, José Carlos Cruz, Masslab e Nuno Valentim Arquitectura, resultou na criação de seis visões criativas sobre o espaço e o conceito de habitar.

Deste singular repto e da surpreendente resposta que ele gerou, nasce a primeira exposição de arquitetura da RAR Imobiliária intitulada “FORMA – Expressões de Arquitetura”, que estará patente de 10 a 12 de abril no SIL – Salão Imobiliário de Portugal, no stand da RAR Imobiliária, na FIL, em Lisboa.

Para Paula Fernandes, CEO da RAR Imobiliária, “a exposição “FORMA” representa o compromisso da RAR Imobiliária com a inovação e a diversidade na arquitetura. Queremos promover um espaço de diálogo onde diferentes perspetivas sobre a habitação possam ser exploradas, incentivando a criatividade e novas formas de pensar o espaço habitacional”, refere.

Visões únicas sobre o espaço

Com um histórico de projetos que unem tradição e inovação, a RAR Imobiliária convidou a A43, Correia/Ragazzi Arquitectos, hori-zonte, José Carlos Cruz, Masslab e Nuno Valentim Arquitectura a desenvolverem, com total liberdade, um módulo que configurasse um espaço habitável, criativo e funcional, a partir de um kit de materiais composto por 100 peças de madeira, abraçadeiras e cola.
Na resposta ao jogo, cada um dos gabinetes usou os elementos para criar a sua visão única sobre a habitação, materializando-a através de maquetes e conceitos que exploram identidade, funcionalidade e expressão artística.

• A43: “Por detrás da complexidade aparente, pode emergir uma ordem invisível. A alma é revelada pelos que observam e habitam o espaço etéreo.”

• Correia/Ragazzi Arquitectos: “Procuramos a convergência entre arte e arquitetura, estabelecendo que a beleza na construção se obtém através da harmonia de todas as partes.”

• hori-zonte: “Num setor responsável por 39% das emissões globais de CO₂, esta reflexão propõe um olhar atento sobre o impacto oculto do construir e a urgência de reencontrar equilíbrio com os ciclos vivos do planeta.”

• José Carlos Cruz: “Contrariando o princípio de Louis Sullivan, a forma surgiu antes da função, e só depois se desenvolveu um conceito. Imaginação.”

• Masslab: “Nada é fixo; o todo nasce da repetição e variação do mesmo espaço. O espaço transforma-se constantemente, desafiando hierarquias e revelando novas formas de habitar.”

• Nuno Valentim Arquitectura: “Nem tudo tem de ser claro. Nem tudo precisa de ser exatamente aquilo para que foi desenhado. É o que a manhã trará o que mais nos inquieta.” – GUIMARÃES, João Luís Barreto. Nem tudo tem se ser claro, 2024.

Os seis módulos criados para a exposição “FORMA” reforçam a ligação da RAR Imobiliária à arquitetura nacional, destacando a importância de trabalhar com diferentes visões e formas de projetar o futuro do habitar.

Aposta estratégica na arquitetura portuguesa

Para Paula Fernandes, CEO da RAR Imobiliária, “A aposta da RAR Imobiliária na arquitetura portuguesa é estratégica e reflete o compromisso da empresa com a identidade e o património do país. Acreditamos que a arquitetura tem um papel fundamental na experiência de habitar e, por isso, investimos em projetos que traduzem inovação sem desvirtuar a tradição e o contexto local.”

A primeira exposição de arquitetura promovida pela RAR surge num momento em que a empresa continua a consolidar projetos como Montebelo Villas e Boavista 5205, empreendimentos que traduzem essa busca constante pela harmonia entre o passado e o futuro, entre a forma e a função.

Reunindo as seis visões desenvolvidas pelos arquitetos, “FORMA” celebra a criatividade e a diversidade na arquitetura contemporânea e é um convite à reflexão sobre os diferentes conceitos explorando novas abordagens e interpretações do espaço.

Investimentos futuros

A RAR Imobiliária está focada na expansão em mercados estratégicos, mantendo a aposta no segmento alto e em localizações de prestígio. Porto e Lisboa continuam a ser as áreas prioritárias, mas a empresa avalia novas oportunidades em locais com potencial de valorização sustentável.

Para os próximos anos, a empresa prevê um investimento de cerca de 40 milhões de euros entre 2025 e 2027, abrangendo tanto projetos em curso como novos desenvolvimentos. Esta estratégia reforça a criação de espaços inovadores e sustentáveis, alinhados com as necessidades contemporâneas de habitação.

A inauguração da mostra no dia 10 de abril, vai proporcionar uma oportunidade única para conhecer de perto as diferentes perspetivas dos gabinetes de arquitetura e para refletir sobre os desafios e as possibilidades da arquitetura contemporânea.

Fonte: RAR Imobiliária

Exit mobile version