Os concelhos do Porto mais procurados por estrangeiros

Cidadãos além-fronteiras privilegiaram mais a aquisição de imóveis do que o arrendamento.

O concelho do Porto representou na procura um terço da procura, seguido de Vila Nova de Gaia (Magda Ehlers/Pexels)

A Área Metropolitana do Porto (AMP) tem-se afirmado como um polo de atração de investimento estrangeiro, por se tratar de uma região com caraterísticas marcadamente turísticas, o que representa oportunidades no mercado imobiliário.

Segundo dados apurados pela RE/MAX, de janeiro a novembro de 2024 a rede registou transações por parte de clientes estrangeiros em todos os 17 concelhos da AMP, de forma mais acentuada em cinco deles.

Em evidência, esteve o concelho do Porto que representou um terço da procura, seguido de Vila Nova de Gaia com um quarto dessa procura.

Nesse período, os cidadãos além-fronteiras privilegiaram mais a aquisição de imóveis (51,3%), face ao arrendamento.

Foram 59 as nacionalidades estrangeiras que privilegiaram a aquisição ou arrendamento de imóveis na região.

Em destaque surgem os clientes brasileiros, responsáveis por 44% das transações, um aumento de quase dois pontos percentuais (p.p.) face a igual período 2023.

Os clientes norteamericanos representaram 9% das transações e os angolanos 5%. Israelitas e ucranianos com cerca de 4% das transações cada, ocuparam a 4ª e 5ª posição, respetivamente, entre os clientes estrangeiros que apostaram em imobiliário na AMP.

De acordo com Beatriz Rubio, CEO da RE/MAX Portugal, “os clientes internacionais continuam a eleger a Área Metropolitana do Porto para aposta em produto imobiliário”.

Exit mobile version