Terra Advocacia atua face aos desafios do território

Novo escritório de advogados especializado no imobiliário abriu portas em Lisboa

Os sócios fundadores do Terra Advocacia, novo escritório de advogados aberto em Lisboa e especializado no sector imobiliário (Foto Terra Advocacia)

Os sócios fundadores do Terra Advocacia, novo escritório de advogados aberto em Lisboa e especializado no sector imobiliário (Foto Terra Advocacia)

O novo escritório de advogados, sediado em Lisboa, iniciou atividade em outubro de 2025, com vista a prestar assessoria jurídica especializada nas áreas do Ordenamento do Território, Urbanismo e Imobiliário, respondendo aos desafios técnicos, legais e económicos nestas áreas do direito tão na ordem do dia e sujeitas a grandes transformações legais, e ambicionando posicionar-se como uma equipa de referência no mercado jurídico.

A Terra Advocacia nasce da experiência e visão de quatro advogados com percursos distintos e complementares: Sofia Plácido de Abreu, uma das principais vozes em Portugal em matéria de ordenamento do território, urbanismo e imobiliário, com carreira iniciada em 1976, esteve ao serviço de sociedades como a Abreu e a PARES, da qual foi fundadora, e destacou-se pela participação em grandes operações urbanísticas, projetos turísticos e contratos urbanísticos com entidades administrativas; Isabel de Lima Mayer, advogada desde 2000, foi Associada Principal na Morais Leitão, onde integrou a equipa de Direito Público, Administrativo e Urbanismo, esteve na PLEN e também na UTAP, sob tutela do Ministério das Finanças, tendo igualmente criado a área de Urbanismo da Deloitte Legal, onde permaneceu até 2025; Duarte de Lima Mayer, advogado desde 2003, iniciou a sua carreira na sociedade de advogados Henrique Abecasis & Andresen Guimarães, tendo sido house counsel por dez anos no gabinete de arquitectura INTERGAUP, onde liderou largas dezenas de processos de licenciamento e legalização, fundando depois o seu próprio escritório em Lisboa; e Sebastião Salgado, especializado em Direito Público, Administrativo e Urbanismo, iniciou a carreira na Morais Leitão em 2006, dedicando depois um longo período à formação em Cinema e à produção nessa mesma área, à qual se mantém ligado, regressando em 2025 à advocacia com uma visão renovada e centrada nas suas áreas de especialização.

Visão e Áreas de Actividade

A atuação da Terra Advocacia – cuja sede se localiza na Avenida Álvares Cabral, em Lisboa – abrange desde o planeamento urbanístico até à gestão de bens imobiliários concretos, prestando aconselhamento jurídico em todas as fases dos projetos — da negociação e licenciamento à celebração de contratos e contencioso. O novo escritório assume-se como um espaço de pensamento jurídico aplicado ao território, com uma equipa que alia experiência, visão e compromisso com os desafios urbanos contemporâneos.

Com uma cultura de proximidade ao cliente e de rigor técnico, o escritório aposta na antecipação de obstáculos e na adaptação contínua das soluções jurídicas, apresentando ao mercado uma oferta que pretende ser eficaz em termos de custo, qualidade e risco. Em articulação com profissionais de outras áreas e com a Administração Pública, a Terra Advocacia oferece um acompanhamento integral dos processos até à sua conclusão, acrescentando valor ao mercado jurídico especializado.

Sócios Fundadores

Sofia Plácido de Abreu é licenciada pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e iniciou actividade em 1976 no Fundo de Fomento à Habitação. Exerceu advocacia em prática individual entre 1985 e 2008, prestando consultoria a várias Câmaras Municipais e a clientes privados na elaboração de Planos Directores Municipais, Planos de Urbanização e Planos de Pormenor, além de ministrar cursos de Direito do Urbanismo e do Ordenamento do Território. Em 2008 integrou a Abreu Advogados e, em 2011, fundou a Pares Advogados, onde exerceu como sócia até 2022. Possui experiência consolidada em ordenamento do território, urbanismo e imobiliário, com destaque para grandes operações urbanísticas, projectos turísticos e contratos urbanísticos com entidades administrativas. Em 2024 foi distinguida pelo directório internacional Chambers and Partners como “Senior Spokesperson” em Direito do Urbanismo em Portugal.

Isabel de Lima Mayer é licenciada pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e pós-graduada em Direito do Ordenamento do Território, do Urbanismo e do Ambiente pelo CEDOUA da Universidade de Coimbra. É advogada desde 2000. Iniciou a sua carreira na Morais Leitão, onde integrou durante 15 anos a equipa de Direito Público, Administrativo e Urbanismo, tendo sido Associada Principal até 2013. Posteriormente desenvolveu a área de Direito Público na PLEN e, entre 2018 e 2021, exerceu funções na Unidade Técnica de Acompanhamento de Projectos (UTAP), sob tutela do Ministério das Finanças. Em 2022 integrou a Deloitte Legal, onde criou e coordenou a área de Urbanismo até 2025. Tem experiência consolidada nas áreas do Direito Público, do Urbanismo e do Ordenamento do Território, prestando assessoria jurídica regular tanto a entidades públicas como a entidades privadas. Ao longo da sua carreira, conta ainda com uma importante experiência em contencioso administrativo, sendo igualmente pós-graduada nesta área.

Duarte de Lima Mayer é licenciado pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e pós-graduado em Direito do Ordenamento do Território, Urbanismo e Ambiente pelo CEDOUA da Universidade de Coimbra. É advogado desde 2003. Iniciou a carreira no escritório Henrique Abecasis & Andresen Guimarães, tendo realizado estágio em Paris na sociedade de advogados Ader Jolibois et Associés. Entre 2006 e 2016 foi in-house lawyer na INTERGAUP, onde liderou processos de licenciamento e legalização em todo o País. Em 2016 criou o seu escritório em Lisboa, assessorando clientes nacionais e internacionais em matérias relativas ao Direito do Ordenamento do Território, Urbanismo e Imobiliário, incluindo projectos turísticos e matérias de fiscalidade urbanística. Entre 2017 e 2019 integrou o think tank multidisciplinar Build the City, co-organizando, com o urbanista britânico Charles Landry, os congressos internacionais The Lisbon Seminar e Cities under Pressure, que visaram discutir e encontrar soluções para problemas como o da habitação e da mobilidade em cidades como Lisboa e outras capitais europeias. Tem ministrado cursos e webinars nas áreas da sua prática. Autor de artigos na Revista de Direito Local, conjuga a advocacia com a escrita, tendo publicado livros de ensaio e ficção.

Sebastião Salgado é licenciado pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e iniciou a carreira em 2006 na Morais Leitão, como estagiário e depois advogado associado, na área de Direito Público, Administrativo e Urbanismo. Concluiu em 2009 uma pós-graduação em Direito do Urbanismo, Ordenamento do Território e Ambiente na Faculdade de Direito de Lisboa. Em 2011 mudou-se para Nova Iorque para estudar Cinema, tendo escrito e realizado várias séries e filmes desde então. Em 2025 regressou à advocacia, centrando a sua prática nas áreas do Direito do Ordenamento do Território, do Urbanismo e do Imobiliário.

Fonte: Terra Advocacia
Site: www.terra-advocacia.pt
Mais informação: José Cardoso de Menezes – Consultoria de Comunicação. Tel. 96 130 5285 | jcbcmenezes@outlook.com

Exit mobile version