Governo distribui 4.700 lotes de terrenos no Dande após 250 famílias ficarem desalojadas

Município do Dande com ruas alagadas

Município do Dande com ruas alagadas

O Governo da Província do Bengo está a demarcar 4.700 lotes de terrenos no município do Dande para entregar a famílias que ficaram desalojadas com as cheias do rio, anunciou a Angop.

De acordo com a Angop, 250 famílias que habitavam a zona ribeirinha da Quixala foram obrigadas a abandonar as suas casas devido ao transbordo, esta semana, das águas do rio Dande.

Estas 250 famílias estão agora alojadas em tendas na localidade da Kijanda, onde têm disponível posto de saúde, água potável e energia.

Daí a decisão do Governo Provincial para demarcar nada mais nada menos do que 4.700 lotes.

Segundo a Angop, o Vice-Governador Provincial para o Sector Técnico e Infraestruturas, Agostinho da Silva, informou que o plano de loteamento vai reservar 300 lotes da localidade da Boa Esperança 2, 4.000 lotes da Terra Prometida e 400 lotes do Bucula.

Além das famílias em zonas de risco, “poderão beneficiar também dos lotes de terrenos as populações que queiram construir de modo ordeiro”, sublinhou a agência de notícias, citando o Vice-Governador.

Para breve, Agostinho da Silva anunciou ainda o lançamento de um programa para “desincentivar as pessoas a construir em zonas de risco e não apropriadas”.

Os lotes de terrenos começarão a ser entregues dentro de dias às famílias sinistradas, juntamente com material de construção para as ajudar a erguer as suas próprias residências, avançou o Vice-Governador, de acordo com a Angop.

Exit mobile version