Luanda acolhe, a 22 de julho próximo, a primeira edição do Fórum Banca e Imobiliário, anunciaram os organizadores.
Segundo um comunicado da Linear Comunicação, organizadora do evento, é objetivo do fórum melhorar a partilha de informação entre bancos e imobiliárias de modo viabilizar o acesso ao crédito à habitação.
O fórum vai reunir os principais players da banca e do imobiliário e promover a criação de mecanismos internos que aproximem e facilitem o trabalho dos dois sectores da economia.
No evento, serão abordados temas ligados à gestão de ativos imobiliários, melhoria do acesso à habitação, garantias bancárias e o conteúdo do Aviso 09/2022 do Banco Nacional de Angola.
O Aviso 09/2022 do BNA cria um regime especial de crédito à habitação e à construção, define requisitos e custos aplicáveis a esses créditos e regula o seu tratamento no cálculo das reservas obrigatórias das instituições financeiras.
“O fórum será uma grande oportunidade para as pequenas e médias empresas do sector imobiliário que pretendem encontrar bons parceiros a nível da banca”, diz a Linear Comunicação no seu comunicado.
Durante o fórum, os organizadores vão promover ações de networking entre entidades do mercado empresarial angolano e expositores do sector bancário e imobiliário.
A imobiliária Broima Investimentos e os condomínios Kuditemo e Orlando Residencial vão aproveitar o evento para comercializarem imóveis no local do evento, enquanto os bancos prestarão informações e farão simulações a respeito da aquisição de casa através do crédito à habitação.
A presença da Recredit, empresa que colabora com o banco BPC na recuperação do crédito malparado, é anunciada como uma das novidades do fórum.