O Grupo Onsan, da Turquia, vai lançar um mega projecto de habitação em Angola, que se tornará no maior empreendimento de habitação social no país da África Austral, anunciou a empresa.
Um total de 10.000 residências para professores angolanos, com tudo incluído, estão programadas para serem construídas.
“Assinámos um protocolo com o Governo angolano para construir essas residências”, disse o PDG do grupo, Fikri Coskun, à agência turca Anadolu, a 30 de Maio, acrescentando que o investimento total para o projecto será de 520 milhões de dólares.
A empresa tem ainda um outro projecto habitacional multimilionário para as forças armadas angolanas. O projecto, de 2,8 mil milhões de dólares, que inclui 40.000 residências, foi lançado em 2016 e deve ser concluído nos próximos dois anos.
Fikri Coskun disse que foram bem recebidos pela autoridades angolanas quando chegaram ao país. “Os angolanos amam os turcos”, disse ele, enfatizando que Angola aprecia o investimento.
“Será benéfico para a Turquia se dermos grande importância a Angola e atrairmos mais empresários turcos para lá”, disse Coskun, exortando empresários turcos a expandirem os seus horizontes. “A economia angolana vai competir com a Europa e o Dubai no futuro próximo”, afirmou.
Fikri Coskun prosseguiu dizendo que o país é rico em petróleo, diamantes, ouro e prata. Antiga colónia portuguesa, Angola conquistou a independência de Portugal em 1975. O país passou depois por uma guerra civil de 27 anos, que terminou em 2002.
Importância das missões diplomáticas
“Percebemos por que a Turquia e Angola tinham interações limitadas”, disse Coskun, acrescentando que o principal problema era a ausência de uma missão diplomática em Luanda.
Coskun observou que em determinada altura levou quase seis meses para obter um visto para visitar Angola, mas por causa dos esforços do Presidente turco, Recep Erdogan, a Turquia decidiu abrir uma missão diplomática na capital Luanda.
A Embaixada da Turquia em Luanda foi inaugurada em 2010 como testemunho do compromisso de desenvolver relações políticas, económicas e culturais bilaterais. Em 2013, em resposta, Angola abriu uma embaixada em Ancara com o objectivo de aprofundar as relações.
Referindo-se às actividades do Conselho de Relações Económicas Externas (DEIK) em Angola, Coskun disse que este organismo desempenhou um papel importante na criação de um conselho empresarial entre os países. O conselho foi estabelecido em 2011 para desenvolver relações económicas e comerciais entre Angola e a Turquia.