O advogado Monteiro Gomes Lumbo é o novo Presidente do Conselho de Administração da Agência Nacional de Resíduos (ANR) de Angola.
O novo responsável foi nomeado sexta-feira (31) pelo Presidente da República, João Lourenço, em substituição de Sabino Ferraz, que já foi Secretário Adjunto do Conselho de Ministros.
Juntamente com a nomeação do advogado Monteiro Lumbo, foram nomeados administradores da Agência Nacional de Resíduos (ANR), Maria Salvadora Lopes Correia Ortet de Vasconcelos Magalhães, que em 2012 integrou a lista de candidatos a deputados do MPLA e em 2015 passou a supervisionar a actividade do Departamento de Gestão dos Resíduos Urbanos e Infra-estruturas, e Arnaldo de Carvalho Ribeiro Guimarães, igualmente advogado.
A anterior administração da Agência Nacional de Resíduos (ANR), constituída pelo PCA Sabino Pereira Ferraz e os dois administradores Maria Salvadora Lopes Correia Ortet de Vasconcelos Magalhães e Fulgêncio Missua Gaspar Pegado Manuel, foi demitida sexta-feira (31) pelo Presidente da República, João Lourenço.
A Agência Nacional de Resíduos (ANR) é o organismo sob tutela do Ministério do Ambiente que tem como incumbência regulamentar a actividade de concessão de serviço público na área do lixo e executar a política de gestão de detritos.
Compete à agência propor medidas legislativas, técnicas e económico-financeiras em matéria de política de gestão de resíduos e contribuir para o cumprimento de leis, regulamentos e normas aplicáveis.
A Agência Nacional de Resíduos (ANR) foi criada ao abrigo do Decreto Presidencial número 181/14 de 28 de Julho.
A extremamente deficiente recolha e gestão do lixo e dos resíduos sólidos e a má rede de saneamento e distribuição de água potável em Angola são algumas da razões para a falta de higiene e limpeza nas cidades e o frequente surto de doenças.