As obras do Pólo Industrial de Fútila, em Cabinda, de um investimento inicial de 37 milhões de dólares, estão paralisadas devido à falta de pagamento às empresas de construção, revela hoje o jornal Economia & Finanças, do grupo Edições Novembro.
O Pólo Industrial de Fútila foi projectado para uma superfície de 2.344 hectares com o propósito de aumentar a oferta de bens e serviços e promover a substituição das importações pela produção nacional.
Em Setembro de 2013, no quadro do Plano Nacional de Desenvolvimento (PND) 2013/2017, o Governo adjudicou à Soares da Costa e Edifer as obras da 1ª fase do empreendimento, numa área de 102 hectares. Esta fase compreendia a construção das infra-estruturas básicas, arruamentos, redes de saneamento e abastecimento de água, energia eléctrica e comunicações, num custo de 62 milhões de dólares.
Mas por falta de pagamento, a Soares da Costa e a Edifer concluíram apenas 30% da rede de esgotos, do sistema de escoamento das águas fluviais e da rede de abastecimento de água e 35% da instalação eléctrica, da iluminação pública e tecnologias de informação. Foram ainda cumpridos 50% dos edifícios de administração, bombeiros e pequenas infra-estruturas e 20% da estação de tratamento de água, refere o semanário.
Face à paralisação pela Soares da Costa e a Edifer, em 2015 o Governo adjudicou a obra à Benfim para concluir os trabalhos da 1ª fase, incluindo o modelo de gestão e negócios, num período de 15 meses, mas desde a apresentação do projecto, em Julho de 2017, a empresa não iniciou os trabalhos.
O empreendimento prevê a criação de 14 mil empregos directos e indirectos, 2.000 dos quais para a 1ª fase. Nas fases seguintes, inclui a construção de escolas, hospitais, restaurantes, áreas sociais e casas para pessoas de baixo, médio e alto rendimento.
Serão instaladas no Pólo de Fútila empresas do ramo agro-alimentar, construção civil, indústria pesada, pesqueiro, madeireiro, petroquímico e gás, transportes, logístico, tecnologias, minerais, bebidas, química, têxtil, imobiliário, serviços, materiais de construção e plásticos.