Construção e imobiliário são sectores em destaque na FILDA

A FILDA é organizada pela empresa Eventos Arena

A FILDA é organizada pela empresa Eventos Arena

A construção e o imobiliário estarão entre os sectores em destaque na 34ª edição da Feira Internacional de Luanda (FILDA 2018), que abre portas na próxima terça-feira e decorre até sábado, sob o lema “Diversificar a Economia, Desenvolver o Sector Privado”.

Outros sectores em relevo serão a indústria ligeira e pesada, telecomunicações, electrónica, processamento alimentar, serviços, transporte, agricultura, mineração, serviços financeiros, banca, seguros, restauração e saúde.

Este ano é esperado um aumento de cerca de 29% no número de expositores, relativamente a 2017, que passam de uma centena para 350, 120 das quais empresas estrangeiras. Em 2016 a edição da FILDA foi cancelada, por problemas de organização.

Contrariamente à 33ª edição, que decorreu na Baía de Luanda em finais de Julho, a presente edição da FILDA terá lugar numa área de quatro hectares da Zona Económica Especial (ZEE), que o Governo angolano pretende transformar em centro de negócios.

A organização, entre à empresa Eventos Arena, de Manuel Novais, conta com um orçamento de 477 milhões de kwanzas (1,9 milhões de dólares).

Na conferência de imprensa de lançamento do evento, o Director Nacional para a Economia, Competitividade e Inovação do Ministério da Economia e Planeamento, Marcelino Pinto, disse que os organizadores têm confirmada a presença de 14 países, nomeadamente, África do Sul, Portugal, Suécia, Itália, Alemanha, Holanda, Reino Unido, Rússia, Gana, Moçambique, Uruguai, Brasil e Estados Unidos.

Em anos de maior actividade, as instalações da FILDA localizadas no município do Cazenga, sede da empresa Feira Internacional de Luanda (FIL), chegaram a movimentar cerca de mil expositores.

Este ano, na ZEE, situada em Viana, perto das centralidades do Zango, Kilamba e Sequele e com ligação à Via Expresso, Via Cacuaco e Via Sequele, a organização espera receber mais de seis mil visitantes por dia.

Uma ampla área para o parqueamento de viaturas de visitantes e expositores foi montada e há espaços para restauração, conferências e gestão administrativa.

A 12 de Julho será celebrado o Dia de Angola, ocasião em que será promovido um seminário sobre a nova Lei do Investimento Privado, o Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN) 2018-2022 e o Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (PRODESI).SalvarSalvar

Exit mobile version