Angola é um dos oito países em que o grupo espanhol Telepizza considera a possibilidade de trespassar os seus estabelecimentos ou os converter em Pizza Hut, anunciou ontem (29) o jornal espanhol “La Voz de Galicia”, publicado em Vigo.
Os oito países são Angola, França, Malta, Marrocos, Polónia, República Checa, Reino Unido e Rússia.
Segundo o jornal, a decisão de reconversão do negócio constará do relatório que será apresentado à assembleia de accionistas da Telepizza, convocada para 27 e 28 de Junho, durante a qual a aliança estratégica com a Yum Brands, dona da Pizza Hut, será votada.
Na capital angolana, a Telepizza tem quatro lojas (Talatona, Vila Alice, Viana e Luanda). A Yum Brands tem em Luanda uma loja Pizza Hut e três KFC.
Qualquer destes produtos, de grande consumo no segmento do imobiliário de hotelaria e turismo, é muito procurado pelos cidadãos angolanos, principalmente jovens.
Por enquanto, segundo o relatório, “os termos de actuação nestes países serão observados”, até à conclusão do processo de reconversão dos negócios.
Aliança entre rivais
A decisão da Telepizza tem a ver com o facto de os oito países não serem considerados na aliança estratégica entre a espanhola Telepizza e a norte-americana Yum Brands (matriz da Pizza Hut, Taco Bell e KFC), que passará a estar centrada na América Latina e Península Ibérica.
Em comunicado divulgado a 16 de Maio, as empresas rivais Telepizza e Yum Brands anunciaram ter chegado a um acordo de parceria para expandirem a actividade do grupo espanhol para os mercados da América Latina, Caraíbas, Espanha, Portugal e Suíça. Daí a reconversão das lojas nos países onde está actualmente instalada a marca espanhola.
No relatório para os accionistas da Telepizza, que especifica os detalhes do acordo, é dito que o grupo espanhol “vai fazer os seus melhores esforços para trespassar os estabelecimentos” em Angola, França, Malta, Marrocos, Polónia, República Checa, Reino Unido e Rússia “para um terceiro ou transformá-los em Pizza Hut”.
Parceira da Casa dos Frescos
A Telepizza, multinacional espanhola de comida rápida fundada em 1987, anunciou a sua chegada a Angola em finais de 2014, com o objectivo de liderar este segmento de mercado, através de acordos de “franquia master” com a Casa dos Frescos.