A redução dos preços nas novas centralidades, anunciada recentemente no Lubango pela Ministra do Ordenamento do Território e Habitação, Ana Paula de Carvalho, contemplará apenas as casas de renda resolúvel que estão a ser comercializadas a preços altos.
No final de uma visita à província do Bengo a 12 de Julho, Ana Paula de Carvalho achou importante prestar o esclarecimento, sublinhando que o processo redução dos preços de habitações nas centralidades ainda está em estudo pelo seu Ministério com o Ministério das Finanças e incluirá a dilatação dos prazos para a liquidação dos imóveis.
A deslocação de Ana Paula à província do Bengo serviu para ver as infraestruturas do sector e entregar à Administração Municipal do Dande apartamentos destinados à instalação provisória de um posto de saúde e de uma esquadra policial na nova Centralidade do Capari.
Na nova Centralidade do Capari, que tem já 1.600 apartamentos habitados e 3.000 disponíveis para comercialização, falta ainda identificar os locais destinados à implantação de uma escola, estabelecimentos comerciais e campos desportivos, bem como da estação de tratamento das águas residuais.
A ministra garantiu que, ainda este ano, arrancará a construção destes equipamentos sociais, contando com a colaboração do governo da província e da administração municipal.
No Bengo, além da Centralidade do Capari, existem outros projectos habitacionais erguidos nos últimos anos, com destaque para o Sub-Programa de Construção de 200 Fogos Habitacionais em cada Município.
Nesse âmbito, foram construídos no Ambriz 150 residências térreas, 100 das quais já estão concluídas na sede municipal, e destas 83 habitadas, apesar de carecerem ainda de redes de água, luz e esgotos. As restantes 50 estão por concluir nas comunas do Tabi e DA Bela Vista.
Um terceiro projecto habitacional, a Centralidade das Mabubas, cujo lançamento da primeira pedra decorreu há mais de dois anos, está por avançar, condicionado pelas dificuldades económicas e financeiras que o país vive, disse a ministra.
Alguns apartamentos do Capari foram alvo de vandalismo, mas a ministra disse acreditar que esses actos diminuirão com a entrega o mais rápido possível das habitações, de acordo com as solicitações já feitas pelos candidatos ao Governo Provincial e à Administração Municipal.