Governo vende antiga sede do Conselho de Ministros para financiar habitação

Executivo quer recuperar tempo perdido no que toca à alienação de imóveis públicos

O antigo edifício-sede da Presidência de Conselho de Ministros, em Campo de Ourique, Lisboa, é um dos imóveis do Estado, num grupo de uma dezena, que será vendido com o objetivo de financiar políticas de habitação, anunciou o jornal Público.

Citando fonte do Governo, o jornal avançou que na reunião do Conselho de Ministros de quinta-feira 18/09, a primeira de duas sobre o tema da habitação, se realizaria ainda no prédio da Rua Professor Gomes Teixeira, edifício de vários andares que albergou a Presidência do Conselho de Ministros até à mudança recente para a antiga sede da Caixa Geral de Depósitos.

O Governo, segundo o diário, quer recuperar o tempo perdido no que toca à alienação de imóveis públicos.

No Orçamento do Estado para 2025, o Executivo tinha definido como objetivo a obtenção de receitas de quase 930 milhões de euros com a venda de bens de capital.

Em julho, essa meta estava longe de ser cumprida nesta rubrica, que apresentava um encaixe de meros 28,6 milhões de euros.

Os edifícios a serem vendidos no mercado localizam-se em Lisboa e no Porto.

O Público noticia igualmente a intenção do Executivo de aprovar, na reunião do gabinete ministerial de quinta-feira 18/09, o lançamento de parcerias público-privadas para a criação de habitação em regime de arrendamento acessível em cerca de 15 imóveis do Estado.

Exit mobile version