Castellana Properties investiu 323 milhões de euros em Portugal

Empresa especializada na gestão de centros e parques comerciais na Península Ibérica encerrou ano fiscal com lucro de 91 milhões

Alfonso Brunet, CEO da Castellana Properties (Foto Castelhana Properties)

Alfonso Brunet, CEO da Castellana Properties (Foto Castelhana Properties)

A Castellana Properties, empresa cotada em bolsa, apresentou os seus resultados do exercício fiscal 2025, marcados pela entrada no mercado português.

A empresa anunciou que até junho de 2025 investiu 323 milhões de euros na aquisição de cinco centros comerciais em Portugal, com isso consolidando a posição como um dos principais players do setor de retalho da Península Ibérica.

Em Portugal, a empresa adquiriu os centros comerciais 8ª Avenida (São João da Madeira), RioSul (Seixal) e LoureShopping (Loures), comprados em outubro de 2024 por 175,5 milhões de euros, além de 50% da sociedade proprietária do Alegro Sintra (Sintra), numa aquisição concretizada em dezembro de 2024, por 83,4 milhões de euros, em associação com a Ceetrus.

A empresa recorda que já no início do novo ano fiscal (fora dos resultados apresentados), continuou a aposta em Portugal com a aquisição do Fórum Madeira, em abril, numa operação avaliada em 63,3 milhões de euros que reforçam a presença da empresa no país.

De um ponto de vista geral da carteira e da empresa, a Castellana apresentou um crescimento de lucros líquidos de 90,8 milhões de euros, mais 305% do resultado de 22,4 milhões de euros registado no ano anterior.

Este crescimento de 305% de lucro, segundo o comunicado da empresa, deveu-se, principalmente, ao aumento das Receitas Brutas de Arrendamento (GRI), ao aumento das avaliações dos ativos e aos dividendos recebidos do investimento na LAR España.

Em termos de rentabilidade operacional, o EBITDA situou-se nos 61,8 milhões de euros, o que representa um aumento de +12,1% face ao exercício de 2024.

Deste modo, a Receita Operacional Líquida (NOI) cresceu, em termos comparativos, 6,4%, atingindo os 74,5 milhões de euros. Por sua vez, o GRI atingiu os 82,3 milhões de euros. Este valor representa um crescimento de 5% face ao exercício fiscal do ano anterior, se compararmos com a mesma carteira do ano passado, ou seja, em base Like-for-Like.

Relativamente ao valor dos activos da carteira da Castellana Properties, constituída por 20 centros e parques comerciais e com uma área bruta arrendável (SBA) de 539.707m², aumentou 38%, atingindo os 1.660 milhões de euros em 31 de março de 2025. Este valor ascende a 1.734 milhões de euros em valor de mercado, se for considerada a aquisição do Fórum Madeira, concluída no final de abril de 2025.

“A nossa entrada em Portugal foi um passo natural para nós, em linha com a nossa estratégia de criação de valor e crescimento constante e sustentável”, afirmou Alfonso Brunet, CEO da Castellana Properties.

“Os resultados obtidos no último exercício confirmam que estamos no caminho certo e consolidam a nossa posição como referência no setor imobiliário de retalho na Península Ibérica. Para continuarmos a avançar, é essencial pensarmos de forma estratégica na nossa proposta de valor e em como diferenciar os nossos centros comerciais. É o que temos conseguido fazer em Espanha e é isso que queremos replicar, agora, em Portugal, um mercado chave para nós pela sua relevância e proximidade geográfica”, acrescentou Brunet.

A nível global, em todos os mercados em que opera – Portugal e Espanha -, a empresa realizou transações no valor toral de 837 milhões de euros, consolidando este exercício como um dos mais transformadores da sua história, refere o comunicado.

Exit mobile version