Os preços das casas em Portugal registaram, no segundo trimestre deste ano, uma subida de 7,8% face ao período homólogo e de 3,9% na comparação com o trimestre anterior, indica o Instituto Nacional de Estatística (INE).
O INE também aponta para um aumento do número de transações, numa fase em que as taxas de juro começaram a cair em relação aos máximos do ano passado.
“No 2º trimestre de 2024, o Índice de Preços da Habitação (IPHab) aumentou 7,8% em termos homólogos, mais 0,8 pontos percentuais (p.p.) que no trimestre anterior”, indicou o INE a 18 de Outubro, acrescentando que o aumento dos preços nas casas usadas foi de 8,3%, um pouco mais do que o aumento dos preços das habitações novas (6,6%).
Na comparação face ao trimestre anterior, o índice de preços subiu 3,9% no segundo trimestre, também uma aceleração depois de no primeiro trimestre os preços terem subido apenas 0,6% face ao quarto trimestre.
O INE acrescenta que, “entre abril e junho de 2024, foram transacionadas 37.125 habitações, no valor total de 7,9 mil milhões de euros”. Estes valores representam um aumento, face ao mesmo período do ano anterior, de 10,4% e 14,1%, respetivamente.