O mercado imobiliário de luxo em Portugal está em constante evolução e em 2024 promete trazer consigo várias tendências que irão moldar o setor, destaca a Engel & Völkers.
Com um cenário dinâmico e uma crescente procura por propriedades exclusivas, a Engel & Völkers prevê uma série de mudanças que se irão refletir nas preferências dos compradores de propriedades de luxo.
A empresa especializada na mediação imobiliária aponta como tendências-chave esperadas para o mercado imobiliário de luxo em Portugal, no ano de 2024, a localização estratégica, os espaços de lazer, experiências e bem-estar e a integração de tecnologia de ponta.
Na localização estratégica, a mediadora diz que a preferência por localizações exclusivas e estratégicas continua a ser um fator determinante para os compradores de propriedades de luxo. Regiões que oferecem acesso privilegiado a serviços, cultura e rodeadas por áreas verdes continuam a atrair investidores que procuram experiências únicas. A localização continua a ser um fator crucial no que toca à decisão de compra. No entanto, observa-se uma evolução nas preferências dos compradores, uma vez que não limitam a sua procura apenas a áreas tradicionalmente prestigiadas, mas também a locais que proporcionem uma combinação de conveniência, privacidade e acesso a comodidades exclusivas.
Nos espaços de lazer, experiências e bem-estar, a Engel & Völkers diz que as propriedades que oferecem experiências como ‘spas’ privativos, áreas de lazer e espaços ao ar livre estão a ser altamente valorizadas no mercado de luxo. O aumento do foco na qualidade de vida tem impulsionado uma mudança significativa no design e na conceção de propriedades exclusivas. Cada vez mais, as propriedades de luxo estão a ser minuciosamente projetadas para proporcionar espaços dedicados ao lazer e ao bem-estar. Essa abordagem reflete a procura por moradias elegantes, mas também por ambientes que promovem um equilíbrio entre luxo, conforto e saúde.
Finalmente, a Engel & Völkers refere que as casas inteligentes, com integração de tecnologia, estão a tornar-se cada vez mais a norma no mercado de luxo. A presença de sistemas de domótica, segurança avançada e tecnologias utilizadas para lazer desempenham um papel crucial na determinação da atratividade de uma propriedade. Nas propriedades de luxo, grande parte destas características são interpretadas como elementos-padrão e não características exclusivas. Estes tipos de tecnologias não oferecem apenas conveniência, mas também representam um padrão de excelência esperado nas residências de luxo, o que – conclui a Engel & Völkers – reflete a crescente importância atribuída à conectividade e à praticidade, posicionando as casas inteligentes como uma resposta eficaz às expectativas do mercado de luxo contemporâneo.