A TECNOPLANO anunciou a aquisição da maioria do capital da empresa brasileira Noon Energy, localizada em São Paulo e especializada em soluções integradoras de energia solar e carregamentos elétricos.
Fundada em 2012, a Noon Energy desenvolve projetos de sustentabilidade em várias regiões do Brasil, oferecendo soluções integradas em energia solar, através de serviços que incorporam tanto o projeto como a instalação de sistemas fotovoltaicos e monitorização e manutenção de centrais solares.
No comunicado em que a anuncia a aquisição da Noon Energy, a TECNOPLANO destaca que a Noon Energy vem integrar o espólio das suas empresas participadas no mercado brasileiro.
O administrador da TECNOPLANO, Bernardo Matos Pinho, vê na aquisição da Noon Energy “a forma ideal de continuar a trilhar” a estratégia definida pelo grupo de realizar projetos sustentáveis no Brasil, a par com a sua presença afirmada em três continentes: Europa, África e América do Sul.
“O nosso compromisso com o mercado brasileiro está mais forte do que nunca e queremos poder proporcionar um desenvolvimento mais sustentável, acelerando o movimento de democratização da produção de energia à população brasileira através de soluções de produção fotovoltaica descentralizada e acessíveis a empresários e particulares”, diz Bernardo Matos Pinho.
Dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) citados pela TECNOPLANO indicam que cerca de 11% da matriz energética brasileira resulta da energia solar, o que se deve aos 24 GW de capacidade instalada e implica um crescimento do setor no Brasil, áreas em que o grupo TECNOPLANO, de capital totalmente português, pretende centrar a sua actividade.
Com dois escritórios no Brasil, no Rio de Janeiro e São Paulo, e 57 anos de atividade em Portugal e 12 no Brasil, a TECNOPLANO procura precisamente fortalecer a presença nesse mercado, com particular enfoque na sustentabilidade da construção civil.
Através de fontes de energia distribuídas e renováveis, a empresa procura garantir que os empreendimentos, antes, durante e depois da construção sejam orientados para a redução dos impactos ambientais, a potencialização da eficiência energética, a viabilização económica e a boa qualidade de vida da sociedade, refere o comunicado da TECNOPLANO.
Entre os projectos desenvolvidos pela empresa no Brasil, contam-se os consulados gerais do Canadá e de Portugal no Rio de Janeiro, os centros de treino dos clubes Vasco da Gama e Botafogo, projectos nos aeroportos Galeão e Santos Dumont e a elaboração de projectos de linhas transmissão de energia e subestações da EDP Brasil.
Em Portugal, a TECNOPLANO supervisionou a construção da Linha Vermelha entre a estação do Oriente e a do Aeroporto e, em parceria com a Consulgal, ganhou o concurso para a fiscalização da chamada linha circular do Metropolitano de Lisboa.