A oferta de casas para venda em Portugal desceu 7% no primeiro trimestre de 2023, face ao que estava disponível no mesmo período do ano passado, segundo um estudo realizado pelo Idealista.
O número de casas à venda desceu em 12 capitais de distrito no último ano. Guarda, Porto, Beja, Lisboa e Vila Real são as capitais de distrito onde se verificou a maior descida do número de casas disponíveis para compra.
A liderar a lista encontra-se a Guarda, que perdeu 39% do stock em apenas um ano, enquanto que no Porto a oferta desceu 32%. A capital perdeu 24 do stock, assim como Beja e Vila Real.
Seguem-se Funchal, Faro, Viana do Castelo, Viseu, Santarém, Portalegre e Aveiro. Todas estas capitais de distrito registaram uma descida na oferta de imóveis habitacionais. Em Ponta Delgada, a oferta de habitações à venda manteve-se estável.
Das 19 capitais de distrito que o Idealista analisou, apenas sete aumentaram a oferta de casas à venda. Évora foi a cidade onde mais cresceu a oferta, 60% neste período, seguida por Braga, Bragança, Leiria, Castelo Branco, Coimbra e Setúbal.