O edifício AGEAS Tejo foi o grande vencedor da edição de 2022 dos Óscares do Imobiliário, ao vencer nas categorias de Escritórios e o principal galardão de Melhor Empreendimento do Ano, numa cerimónia organizada pela revista Magazine Imobiliário, realizada na noite de 7 de abril no Vila Galé Sintra Resort Hotel Conference & Spa.
Na categoria de Habitação, o vencedor foi o projeto Avencas Ocean View Residences, situado na Parede, no concelho de Cascais, tendo o júri decidido entregar uma Menção Honrosa ao empreendimento MGC 720, situado na cidade do Porto.
O Mercado Municipal de Famalicão arrecadou o prémio na categoria de Empreendimentos Coletivos, onde foram também entregues duas Menções Honrosas à Unidade Industrial da Kerakoll, na Venda do Pinheiro, e à Biblioteca e Arquivo do Município de Grândola.
Em relação à categoria de Turismo, o grande vencedor foi o edifício Eurostars Universal, localizado no Parque das Nações.
Uma das novidades da cerimónia deste ano foi a entrega do prémio na categoria Projeto de Interiores, onde o triunfo coube ao Hotel Vincci Ponte de Ferro, em Vila Nova de Gaia.
De volta aos Óscares do Imobiliário esteve o prémio de Excelência em Eficiência & Sustentabilidade, uma parceria entre a Magazine Imobiliário e a ADENE, que foi entregue ao empreendimento Lumnia.
Extra-concurso esteve a categoria Reabilitação, distinção que existe desde o início dos Óscares do Imobiliário, e que foi para o edifício António Augusto Aguiar 23, enquanto o prémio Sotheby’s International Realty foi atribuído pela marca de imobiliária de luxo ao empreendimento Jardim de São Mamede.
O júri da edição de 2022 foi composto por Paulo Silva, Head of Country da Savills, Hugo Santos Ferreira, presidente da Associação Portuguesa de Promotores e Investidores Imobiliários (APPII), Carlos Mineiro Aires, engenheiro e ex-Bastonário da Ordem dos Engenheiros, o arquitecto Mário Sua Kay, Rui Meneses Ferreira, presidente da Associação Portuguesa do Turismo Residencial e Resorts (APR), Paulo Santos, director de Sistemas de Gestão e Certificação da ADENE – Agência para a Energia, e Joana Rodrigues, directora de arquitectura da Savills Portugal.