My Imóvel: uma plataforma imobiliária apostada em fazer a diferença

Site da imobiliária My Imóvel na Internet

Site da imobiliária My Imóvel na Internet


Um grupo de jovens criou em Angola a My Imóvel, uma plataforma imobiliária que pretende fazer a diferença. O imobiliário angolano está a tornar-se um mercado potenciador de emprego e negócios. Os últimos anos fizeram crescer a oferta imobiliária e as margens de lucro são apetecíveis. Neste ramo, apenas a iniciativa individual e privada pode gerar negócios e vingar com sustentabilidade. Mas os grandes “players” do mercado e proprietários de imóveis não mostram a realidade e mergulham o sector na opacidade.

Pois foi ciente disso tudo que o grupo de jovens fundador da startup My Imóvel resolveu lançar uma pedra ao charco.  Alexandre Pacheco, CEO da empresa, Emílio Constantino, Gestor Comercial, e Paulo Kiala, Gestor Imobiliário, juntaram-se e decidiram avançar com o projecto.

O Jornal do Imobiliário quis saber mais sobre esta imobiliária e conversou com o CEO da My Imóvel, Alexandre Pacheco.

Alexandre Pacheco, CEO da My Imóvel

Como surgiu a ideia de lançar uma plataforma online para trabalhar no ramo imobiliário?

MyImovel.com surgiu para atender às necessidades que estamos a evidenciar no mercado imobiliário no nosso pais, que é o declínio do sector a cada ano que passa, ano após ano”.

Mas sabem que este não é um mercado fácil de explorar…

Sim, sabemos disso. Alguns especialistas do sector apontam como a principal causa do declínio do sector o estado financeiro do país, que inibe as instituições financeiras, bancos e outras, de cederem crédito para alavancar o sector.

Há outros factores a ter em conta?

Certamente, a desvalorização da moeda é outro problema. A elevada taxa cambial torna os valores dos imóveis mais altos para os bolsos dos clientes internos.

Do vosso ponto de vista, o que está a acontecer no mercado imobiliário?

Para além do que já referimos, a oferta está mais alta que a procura. Há também muita burocracia na obtenção de documentação legal para a comercialização de imóveis. O sector atravessa ainda uma falta credibilidade por causa de alguns agentes imobiliários, vulgarmente conhecidos por “intermediários”, que inflacionam os preços e acabam por fazer negócios com duas ou mais pessoas, ajudando a descredibilizar ainda mais o sector.

Nesse quadro, o que a vossa empresa pretende fazer?

Pelos motivos apontados, a MyImovel.com veio para dar mais dinamismo ao mercado, auxiliando as instituições estatais e bancárias no seu papel de alavancar o sector, facilitando a procura de imóveis para compra e arrendamento, sendo uma janela viável e segura para os que pretendem vender os seus imóveis, tanto pessoas individualmente como imobiliárias ou outras entidades. Queremos ser o parceiro seguro para quem pretende adquirir o imóvel ideal. Intermediamos, também, na obtenção da documentação imobiliária.

Apesar da crise económica, considera que o mercado imobiliário é ainda uma oportunidade de negócios em Angola?

Uma grande oportunidade. Tanto em Angola como em qualquer parte do mundo o mercado imobiliário não cai na falência, há sempre procura de imóveis e há sempre quem esteja disposto a adquirir um activo imobiliário. Apesar de o estado das finanças de Angola diminuir o poder de compra dos possíveis clientes, houve em contrapartida uma diminuição dos preços de venda dos imóveis em comparação com os anos anteriores.

Como pensam promover a plataforma e gerar rendimentos? Têm alguma experiência no mercado? Em que incide a vossa mais-valia?

Para promover nossa plataforma, temos um plano detalhado de divulgação dos nossos serviços, por intermédio das tecnologias de informação e comunicação (TIC). A equipa MyImovel.com é formada quase toda ela por jovens, mas que têm uma forte experiência no mercado imobiliário. Eles já prestaram serviços em algumas das melhores imobiliárias de Angola. O nosso diferencial, a nossa mais-valia, para além da segurança que oferecemos aos nossos clientes e fornecedores, está também na vertente tecnológica que o nosso site comporta, que facilita aos nossos clientes a busca do imóvel ideal. A partir do momento que o cliente identificar o imóvel desejado, poderá, sem custo, agendar uma visita ao respectivo imóvel.

Na apresentação da vossa startup destacaram que o vosso principal objectivo é dinamizar o sector imobiliário nacional, com apoio nas TIC. Em vossa opinião, como podem ser ultrapassados os problemas do mercado imobiliário angolano?

Um dos reais problemas do mercado imobiliário nacional que identificámos, para além do estado financeiro do país, que já referenciámos, é a instabilidade que os agentes informais, os “intermediários”, criam no mercado, desestabilizando e inflacionado o sector. Para lidar com essa situação, a MyImovel.com criou um serviço único e inovador em Angola, que denominamos “Afiliados” e “Vigilantes”. O objectivo é trabalhar de forma estreita com os agentes informais, dar-lhes a nossa imagem e, como contrapartida, ele apresentam-nos os imóveis que detenham em troca de uma percentagem após a efectivação do negócio. Desta forma, estamos a contribuir para o engrandecimento da economia e a diminuir o desemprego, porque a partir do momento que esses intermediários efectivarem connosco o contrato de Afiliado ou Vigilante tornam-se agentes formais.

Que projectos têm para 2020?

Tornar a marca MyImovel.com numa fonte de referência no mercado nacional e começar a contribuir de forma activa para o desenvolvimento do mercado, tornando-o mais dinâmico. O nosso slogan diz tudo, “MyImovel.comO IMÓVEL QUE PRECISAS À DISTÂNCIA DE UM CLICK” é ilustrativo da vontade que temos em fazer a diferença.


Contactos

My Imóvel – Prestação de Serviços

Endereço: Kilamba – Edifício R30 Apartamento 83 – 8º Andar
Belas – Luanda – Angola

Telefones: 926 314 999 WhatsApp / 990 229 871 / 930 114 923

Email: geral@myimovel.com 

Horário de trabalho: Seg-Sex 08h-18h

windows 10 enterprise

Exit mobile version