A Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola (Sonangol) anunciou que vai lançar concursos para a venda das suas participações em duas unidades imobiliárias, o Suite Hotel Maianga e a empresa Founton Lda.
A Founton Ltd, situada em Gibraltar, dedica-se à gestão imobiliária, enquanto o Suite Hotel Maianga, em Luanda, é uma uma unidade do ramo de hotelaria.
A venda das participações nestas duas unidades faz parte do programa de reestruturação da Sonangol e do Programa de Privatizações (Propriv) do executivo angolano.
Para já, a Sonangol acaba de realizar o concurso público para a alienação dos interesses participativos que detém em seis empresas: a Atlântida Viagens Turismo (em Luanda), a WTA Internacional e a Atlântida Viagens Turismo (em Lisboa), a WTA Travel Agency (em Luanda), a WTA (em Paris) e a WTA Houston Express e ITSS-Internacional Travel Services and Sistems (em Houston).
Segundo a agência noticiosa Angop, o concurso decorreu de 20 Dezembro de 2019 a 30 de Janeiro do corrente ano.
A agência diz que estas empresas dedicam-se à actividade de viagens e turismo e têm sedes em Angola, Portugal, França e Estados Unidos da América.
Só numa segunda fase é que a petrolífera angolana prevê lançar os concursos para a venda das duas participações num pacote onde estão Suíte Hotel Maianga e a Founton, bem como a Sonaid-Services de Apoio à Perfuração, a Sonasurf Internacional Shipping e a Sonasurf (Angola) – Companhia de Serviços Marítimos.
A Sonaid dedica-se ao fornecimento, armazenagem, manutenção e reparação de equipamento tubular para a perfuração de petróleo e gás e as empresas Sonasurf estão vocacionadas para a operação e gestão de navios de suporte à actividade petrolífera.
Em relação a estas últimas empresas, a Sonangol não adianta uma data para o início do concurso público, mas afirma que “informações adicionais sobre as empresas sujeitas ao concurso estarão disponíveis a partir de 5 de Fevereiro no site do grupo Sonangol”.