A segunda fase de construção da Centralidade Horizonte, na cidade do Cuito (Bié), contemplando 398 habitações de tipologia T3, entre apartamentos e moradias, começou a 16 de Outubro último.
A ministra do Ordenamento do Território e Habitação, Ana Paula de Carvalho, esteve lo nocal a lançar a primeira pedra deste projecto habitacional que contemplará outras fases até atingir as 6.000 habitações programadas.
As obras estão a cargo da construtora Kora Angola, gestora do projecto.
A centralidade conta com residências do tipo T3 em prédios de quatro pisos, com oito apartamentos cada, e de um e dois pisos.
Na primeira fase, que decorreu entre finais de 2011 e 2017, foram construídos 2.784 apartamentos de género, todos já habitados. Com as 398 unidades agora lançadas, a centralidade ultrapassará os 50% do projecto inicial.
Na centralidade estão em funcionamento duas escolas do II Ciclo do Ensino Secundário, com 24 salas de aula, e uma Primária, com 12 salas, um jardim-de-infância, dois centros infantis, um centro de saúde e um posto policial.
O projecto habitacional cobre uma área de 300 hectares, e está inserido no programa “Meu Sonho, Minha Casa”, uma parceria entre a empresa Kora Angola e o Governo angolano.