A construtora alemã QG Konstruktion, com sede em Nuremberga e propriedade de empresários brasileiros, prevê investir 4,750 milhões de dólares na instalação da sua sucursal em Angola, criando 400 postos de trabalho, soube-se de fonte oficial.
A informação consta do contrato de investimento entre a empresa com sede em Nuremberga e o Ministério da Construção e Obras Públicas de Angola, de 10 de Maio deste ano, publicado em Diário da República, que prevê a operação a partir do município da Quibala, província do Cuanza Sul.
O Despacho n.º 114/18, de 10 de Maio, do Ministro da Construção e Obras Públicas, aprova o Projecto de Investimento Privado denominado “QG Konstruktion, GMBH – Sucursal em Angola”, no valor de USD 4.745.000,00, no regime contratual único, e atribui o estatuto de investidor privado ao projecto.
Em Angola, a QG Konstruktion prevê assegurar obras de edificação de estradas, terraplenagens, pavimentação, drenagem, sinalização rodoviária, pontes e passagens hidráulicas, entre outras actividades ligadas ao sector da construção civil, conforme prevê o contrato de investimento.
O contrato prevê ainda a criação de 407 postos de trabalho, sete dos quais para estrangeiros e os restantes para cidadãos nacionais. O contrato diz que o Estado angolano, “através de cada uma das entidades competentes para o efeito, compromete-se a, institucionalmente, prestar todo o apoio à investidora, que seja necessário na continuidade da execução do investimento”.
Segundo indicadores publicados pela North Data, a QG Konstruktion é uma empresa ligada ao grupo Queiroz Galvão e os proprietários são empresários brasileiros.
Entre 2009 e 2013, a QG Konstruktiom apresentou falta de lucros na Alemanha.