Portugal lidera subida de preços da habitação na Europa

Subida vertiginosa dos preços coincidiu com a entrada em vigor da garantia pública para jovens comprarem a primeira casa

Dados divulgados pelo Eurostat

Dados divulgados pelo Eurostat

Portugal registou no primeiro trimestre deste ano o maior aumento dos preços das casas em toda a União Europeia, com uma escalada homóloga de 16,3%, quase o triplo do crescimento médio dos preços na Zona Euro (5,4%), segundo dados divulgados na sexta-feira 4/7 pelo Eurostat.

Simultaneamente, as rendas das casas dispararam 5,95% no mesmo período, colocando Portugal no quarto lugar europeu em termos de aumentos, apenas atrás da Eslováquia, Estónia e Letónia. Este ritmo de crescimento das rendas foi mais do dobro da média da Zona Euro (2,92%) e superior à média da União Europeia (3,16%).

A subida vertiginosa dos preços das casas nos primeiros três meses do ano coincidiu com a entrada em vigor da garantia pública para jovens comprarem a primeira casa, mas os dados do gabinete de estatísticas da União Europeia mostram que a pressão sobre o mercado habitacional já se faz sentir há pelo menos 15 anos, tendo-se intensificado significativamente nos últimos dez anos.

Entre 2010 e o primeiro trimestre deste ano, por exemplo, os preços das casas aumentaram a um ritmo anual médio de 6,02%, mais do dobro que o aumento anual médio de 2,77% das rendas, segundo dados do Eurostat. Na Zona Euro, neste mesmo período, os preços das casas escalaram a um ritmo médio de 2,84% e as rendas 1,62%.

Exit mobile version