O resultado das eleições nos EUA teve impacto imediato na procura de casa em Portugal, que está a reemergir no panorama europeu como um destino de preferência na relocalização de norte-americanos, avança a consultora imobiliária Athena Advisers.
A atractividade de Portugal para os norte-americanos já não é de agora, mas a vitória de Donald Trump nas últimas eleições, pode ter sido “um grande empurrão para que Portugal e, em geral, a Europa voltem a ser olhados como um reduto por quem procura um novo começo no estrangeiro”, afirma a consultora.
De acordo com a Athena Advisers, comparando os dados do Google Analytics na semana pré e pós-eleições, registou-se um aumento superior a 26% no tráfego da landing page sobre Golden Visa no website global da consultora imobiliária.
De igual forma, numa análise ao Google Trends, a consultora verificou que os termos “Portugal Property” e “Portugal Golden Visa” estão a registar o maior número de pesquisas nos Estados Unidos dos últimos 5 anos (ver quadros).
Esses termos atingiram o pico de popularidade entre os dias 3 e 9 de Novembro.
É neste mesmo sentido que apontam os dados divulgados na semana das eleições nos EUA pela HousingAnywhere, a plataforma de arrendamento de médio prazo da Europa, que observou um aumento de 395% nos utilizadores norte-americanos, após a vitória de Trump, em pesquisas relacionadas com arrendamento de apartamentos e outras tipologias de habitação na Europa.
Entre todos os utilizadores residentes nos EUA que a 6 de Novembro (eleições foram a 5 de Novembro) entraram na plataforma, 66% focou-se na procura de propriedades na Europa, com destaque para Portugal, Espanha e Itália.
De acordo com a Athena Advisers, estes indicadores revelam que a vitória de Trump e a crescente polarização política está a ter um impacto significativo na mobilidade dos norte-americanos, que procuram activamente soluções de relocalização no estrangeiro, contribuindo para a busca de casa e de outros investimentos imobiliários no nosso país, bem como para a procura por vistos gold.
A obtenção de vistos golde em Portugal através do investimento em imobiliário está vedada desde Outubro de 2023, mas há possibilidade de fazê-lo com investimentos noutros sectores de actividade, incluindo aplicações em private equity funds.
Na opinião da consultora imobiliária, a procura exponencial por casas para arrendar indica que os americanos querem uma solução rápida para sair do país e, uma vez em Portugal, procuram analisar a dinâmica da cidade e do próprio mercado imobiliário antes de avançarem para a compra de casa.