Um estudo da Engel & Völkers, multinacional alemã especializada na mediação de imóveis de luxo, revela as principais características dos investidores da região do Algarve.
De acordo com o estudo, a maioria dos investidores na região procura sobretudo moradias com mais de três quartos ou apartamentos com dois quartos e com proximidade do mar. Em zonas como Quinta do Lago, Albufeira, Carvoeiro e Vilamoura são procuradas também propriedades com piscina e jardim.
Os compradores são acima de tudo estrangeiros, predominando a nacionalidade britânica e alemã. No entanto, outras nacionalidades também começam a ganhar destaque, como é o caso dos belgas, franceses, norte-americanos e canadenses.
Segundo o estudo, o investimento nacional representa apenas 27% do total feito no Algarve.
Os investidores têm acima de 40 anos e uma vida profissional ativa, à exceção de zonas como Quinta do Lago, Albufeira, Carvoeiro e Vilamoura, onde a idade dos investidores se revela relativamente mais baixa, variando entre os 30 e os 85 anos.
Os investidores procuram propriedades que se localizam a menos de dez minutos de carro da cidade mais próxima e idealmente com vista para o mar ou localizadas a uma curta distância a pé da praia.
Devido à abundância de campos de golfe na região, muitos investidores são aficionados desta modalidade, mas também praticam ténis e o padel.
Segundo a Engel & Völkers, o Algarve é procurado pelo estilo de vida que proporciona e os investidores procuram segurança, bom clima, proximidade da praia, privacidade, qualidade dos serviços, gastronomia local, natureza e tranquilidade.