O sorteio para atribuição das 2.390 casas do Zango 5 vai decorrer na próxima quinta-feira 20 de Fevereiro em Luanda e será transmitido em directo pela televisão.
O sorteio foi confirmado em Abu Dhabi pela Ministra do Ordenamento do Território e Habitação, Ana Paula de Carvalho, em declarações feitas à imprensa à margem do Fórum Mundial, que encerrou na quinta-feira.
Ana Paula de Carvalho, que participou no 10º Fórum Urbano Mundial, disse ser essa a melhor maneira de mostrar transparência no processo de distribuição de moradias.
De acordo com a ministra, o sorteio de casas com transmissão televisiva foi decidido por causa do elevado número de pessoas que se inscreveram para concorrer por uma moradia no Zango 5.
Ao todo 157.431 candidatos estão inscritos para as 2.390 casas disponibilizadas.
A ministra avançou que serão efectuados sete sorteios para igual número de tipologias de moradias disponíveis naquela centralidade.
“O sorteio vai funcionar por via de um programa computacional, que está a ser desenvolvido”, garantiu.
Para evitar dúvidas no processo, Ana Paula de Carvalho disse que o sorteio vai ser feito de forma aleatória para as diversas tipologias de moradias.
A ministra disse que todos os concorrentes da tipologia A1 e B, por exemplo, serão confinados ao mesmo sorteio, assim como as casas geminadas, isoladas e apartamentos.
“Com essa ferramenta, o processo vai acabar por ser muito simples, sem motivos para dúvidas por parte dos concorrentes e da sociedade”, disse a ministra.
O equipamento está a ser desenvolvido por uma instituição académica nacional, de que fazem parte técnicos do Ministério do Ordenamento do Território e Habitação, Ministério dasTelecomunicações e Tecnologias de Informação e Instituto de Supervisão de Jogos.
Um elemento relevante deste processo tem a ver com o facto de a entidade que organizou as inscrições não fazer parte da comissão encarregada de preparar o sorteio.
A Imogestin vai disponibilizar os códigos de barra dos candidatos, numa operação em que o dispositivo informático é que vai determinar os vencedores.
Após a realização do sorteio, a lista dos contemplados será divulgada no Jornal de Angola, no Portal do Governo e nas redes sociais.
Segundo a governante, serão omitidos os nomes das pessoas, para evitar a exposição.