As chaves das quatro primeiras casas da centralidade do Luhongo, município da Catumbela (Benguela) foram entregues aos seus moradores, marcando a inauguração desta urbanização de duas mil habitações.
As chaves das casas foram entregues pela ministra de Estado para a Área Social, Carolina Cerqueira, a um antigo combatente, um professor, um enfermeiro e um deficiente físico.
As duas mil habitações da centralidade estão repartidas por vivendas isoladas, geminadas e apartamentos.
Segundo a agência Angop, o preço dos apartamentos é de 9,1 milhões de kwanzas e das vivendas de 10, 8 milhões, para serem pagos em 360 meses, com juros de três por cento.
Em termos de sistemas de apoio, a centralidade conta com um jardim infantil para 100 crianças, uma escola primária para 810 alunos, uma escola secundária para 1.080 alunos e um centro de saúde com 58 camas e ambulância.
A centralidade está dotada de estação de bombagem e reservatório de água, estação de recolha de resíduos sólidos e posto de seccionamento de energia.
Na nova urbanização está instalada uma antena de internet de banda larga.
Para o crescimento da centralidade com estabelecimentos comerciais, jardins e campos polidesportivos, foram loteados espaços que estão abertos aos investidores.
As obras da centralidade do Luhongo tiveram início em Março de 2012 e foram concluídas em Dezembro de 2015, mas a inauguração esteve a aguardar pela conclusão de infraestruturas técnicas e aspectos burocráticos.