A ministra da Hotelaria e Turismo, Ângela Bragança, anunciou hoje (21/5) que o governo angolano vai privatizar este ano cinco hotéis das províncias de Cabinda, Benguela, Huíla, Luanda e Namibe.
Ângela Bragança deu a conhecer esta decisão durante um encontro com jornalistas nacionais e estrangeiros destinado ao lançamento do Fórum Mundial do Turismo (WTF), que decorrerá de 23 a 25 de Maio em Luanda, ao qual esteve presente o presidente do WTF, o turco Bulut Bagci, fundador do Grupo Linkline e dirigente da Associação dos Jovens Líderes do Turismo.
Os cinco hotéis a privatizar estão em funcionamento, são tutelados pelo Instituto de Fomento Turístico (INFOTUR) e já foram visitados pelo Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado (IGAPE), que se encarregará do processo de venda, após avaliação de cada unidade.
Este pacote de privatização de hotéis prevê que uma das cinco unidades hoteleiras seja, ao mesmo tempo, hotel e escola de técnicos para o sector.
Com o Fórum Mundial do Turismo, o governo angolana tencioona atrair turistas, investidores estrangeiros e grandes operadores mundiais, de modo a transformar o turismo, que contribui com 3,5% para o PIB, numa das alavancas da diversificação económica.
A 12 de Maio, o Ministério da Hotelaria e Turismo e o WTF assinaram um acordo de parceria para cinco anos. O presidente do WTF indicou que, durante esse período, a organização vai investir cerca de mil milhões de dólares no desenvolvimento do turismo em Angola.
Bulut Bagci disse que a notícia da privatização de hotéis vai interessar as grandes marcas mundiais do turismo. Durante o fórum, a empresa nacional de comercialização de diamantes, Sodiam, realizará um leilão de diamantes.