O semanário “Novo Jornal” anuncia no seu site que uma comissão governamental decidiu lançar concursos públicos para a reabilitação de três “emblemáticos edifícios da cidade de Luanda”, a anterior sede da Assembleia Nacional (antigo Cinema Restauração), na Avenida 1º Congresso do MPLA, a Tourada, na Bairro da Calemba, e o Cine-Teatro Nacional, na Mutamba, para serem utilizados para fins culturais.
“No final do encontro, a Comissão Multissectorial concluiu que existem condições para serem lançados em breve os concursos públicos para a transformação do Antigo Edifício da Assembleia Nacional, da Requalificação das Instalações da Ex-Tourada e do Cine Nacional”, lê-se no comunicado da comissão, citado pelo jornal.
No encontro participaram os ministros da Construção e Obras Públicas, Manuel Tavares de Almeida, e do Ordenamento do Território e Habitação, Ana Paula de Carvalho, os secretários de Estado da Cultura e das Obras Públicas e o Vice-Governador da Província de Luanda para as Infra-estruturas.
A comissão decidiu que o processo ficará, a partir de agora, nas mãos apenas do Ministério das Construção e Obras Públicas, diz o jornal.
A comissão mutissectorial destinada a reabilitar os três “emblemáticos edifícios da cidade de Luanda” foi criada por decreto presidencial a 15 de Março deste ano.
Coordenada pela Ministra da Cultura, Carolina Cerqueira, a comissão tem como atribuições concluir a elaboração dos estudos técnicos e dos projectos executivos relativos à transformação do antigo edifício da Assembleia Nacional em Palácio da Música e do Teatro, preparar e realizar o concurso público para a elaboração de estudos técnicos e do projecto relativo à transformação das instalações da antiga Tourada e envolvente e do Cine Nacional em infra-estruturas de interesse cultural.
A comissão tem também de propor modelos de gestão e funcionamento, bem como preparar os elementos dos concursos públicos para a escolha dos organismos competentes para a administração dos referidos empreendimentos.
Palácio da Música e do Teatro
A comissão surgiu da necessidade de se atribuir uma utilidade de natureza social e cultural ao ex-edifício da Assembleia Nacional (antigo Cine Restauração) e às instalações da Tourada e do Cine Nacional em Luanda, visando o melhor aproveitamento da sua componente arquitectónica e histórica.
A comissão resultou ainda da aprovação em Conselho de Ministros da proposta de transformação do anterior edifício-sede da Assembleia Nacional em Palácio da Música e do Teatro.
Uma fonte ligada à cultura angolana, citada pelo “Novo Jornal”, adiantou-se a comentar que a recuperação destes edifícios “pode demonstrar um novo olhar sobre a importância de preservar a história do país, em contraste com aquilo que foi feito ao longo dos últimos anos”, em que a prioridade foi, alegadamente, demolir edifícios históricos para “encher a cidade de espelhos gigantes e de mau gosto” que denotam apenas uma “falsa modernidade”.
A mesma fonte citou como exemplos dessa prioridade política do passado o Mercado do Kinaxixi, “cuja importância arquitectónica era evidente”, e os cinemas São Paulo, Ngola ou Miramar, como “exemplos de destruição de património irrecuperável espalhados pela cidade de Luanda”.
A anterior sede da Assembleia Nacional era, antes da independência de Angola, o Cinema Restauração (foto) e foi substituída há pouco tempo por majestosas instalações parlamentares construídas no Bairro Azul, que, ao lado do Memorial a Agostinho Neto, se destacam na zona onde está a ser construído o centro político-administrativo de Angola.
A Tourada, praça de touros de Luanda onde a elite portuguesa assistia a corridas tauromáquicas no final da era colonial mesmo sem as obras estarem concluídas, foi abandonada e ocupada por dezenas de famílias e já objecto de vários estudos governamentais.
O Cine-Teatro Nacional, símbolo histórico de expressão cívica da antiga burguesia angolana, está transformado em sede recreativa da Associação Chá de Caxinde.