A construção da nova chancelaria de Angola na Alemanha vai custar 37 mil milhões de kwanzas e a empreitada ficará a cargo da empresa alemã Ed Zublin AG Stuttgart.
O projecto de construção da chancelaria foi aprovado pelo decreto presidencial n.º 111/18, de 24 de Agosto.
O projecto da chancelaria integra o acordo-quadro de financiamento assinado em 2016 entre o Governo angolano e o banco alemão KfW IPEX-Bank GMBH, no montante de 500 milhões de dólares.
O acordo tem como principal objectivo o financiamento de infra-estruturas críticas para o desenvolvimento económico de Angola e a importação de equipamento diverso de origem alemã.
O decreto presidencial foi aprovado na mesma semana da visita do Presidente João Lourenço à Alemanha, realizada de 29 a 30 de Agosto.
Na deslocação à Alemanha, João Lourenço teve encontros com a chanceler Angela Merkel e com o Presidente alemão, Frank-Walter Steinmeier.
A deslocação visou reforçar a cooperação existente entre os dois países.
O Chefe de Estado assegurou que Angola encontrou as portas abertas e muito boa vontade por parte do Governo alemão.
Num encontro com angolanos residentes na Alemanha e na República Checa, João Lourenço disse que Angola foi bater a porta das potências europeias porque também “pretende ser grande”, numa alusão a um adágio popular segundo o qual se “queres ser forte, junta-te aos fortes”.