Foi fundada em 2008 e, nove anos depois, em Maio do ano passado, promoveu em Luanda o Encontro Alargado dos Profissionais e Agentes Imobiliários da CPLP.
A missão da APIMA (www.apima-angola.com) consiste na “organização da actividade associativa dos profissionais imobiliários, em estrita colaboração com o Ministério do Urbanismo e Habitação, de modo a contribuir para o profissionalismo e a transparência do sector e dos seus intervenientes”.
No Encontro Alargado dos Profissionais e Agentes Imobiliários da CPLP realizado a 26 de Maio do ano passado nas instalações da Escola Nacional de Administração (ENAD), estiveram em debate as questões da constituição e licenciamento das empresas imobiliárias, a experiência imobiliária do Brasil e de Portugal, as vantagens e benefícios do associativismo no sector e as oportunidades de negócios no mercado imobiliário.
Nessa ocasião, a Associação dos Profissionais Imobiliários de Angola (APIMA) elegeu os órgãos sociais para o mandato 2017-2020.
Pedro Caldeira foi eleito Presidente de Direcção, o cargo de maior responsabilidade executiva da organização, Cleber Corrêa, Vice-Presidente, Manuel Nogueira, Secretário, Paulo Cruz, Tesoureiro, e Albertina Silva, Vogal.
A Mesa da Assembleia Geral da APIMA ficou constituída por Hélder Costa (Presidente), Feizal Ismail (Vice-Presidente) e Massada Culembala (Secretário).
O Conselho Fiscal é integrado por João Evaristo (Presidente), Cláudio Carvalho (1º Vogal) e Paulino Joaquim (2º Vogal) e no Conselho de Ética e Disciplina estão Miguel Ribeiro (Presidente), Luís Moreira (1º Vogal) e Diogo Rodrigues (2º Vogal).
Os 15 membros da direcção da APIMA provêm de empresas imobiliárias que operam no mercado angolano.