O maior partido político angolano, MPLA, ofereceu uma casa a um músico do país e anunciou que fará o mesmo com outro.
No dia 15 de Agosto, o músico Sebem, nome artístico de Tónico Esfánio dos Santos, recebeu das mãos da vice-presidente do MPLA, Luísa Damião, uma moradia T3 na centralidade Zango 5, e ficou muito emocionado com a oferta.
A oferta, segundo a agência Angop, é a concretização de uma promessa do presidente do MPLA, João Lourenço, feita durante uma visita em 2017, e a entrega das chaves teve lugar nove dias depois do aniversário do artista.
De acordo com a Angop, o músico, que sofre de uma doença do “fórum morfológico”, é considerado “um dos grandes promotores do estilo musical Kuduro”.
Sebem, autor dos temas “A Felicidade” e “Coveiro Filipado” e animador de um programa na TV Zimbu sobre o Kuduro, está afastado dos palcos desde 2013.
Luísa Damião, em declarações à imprensa após o corte da fita da casa, disse que era a defender o princípio da solidariedade e do humanismo que, em nome do presidente do partido, oferecia a casa.
A vice-presidente anunciou que o partido fará uma oferta idêntica ao músico Mirol, porque Sebem e outros músicos estiveram “sempre presentes e disponíveis para levar e elevar bem alto o nome de Angola” nos momentos difíceis do país.
Com a oferta das casas, afirmou Luísa Damião, “o MPLA quer, cada vez mais, se inserir na sociedade”, ainda segundo a Angop.