O mais recente relatório da MVGM, empresa líder na gestão de propriedades na Europa, dedica-se ao crescimento e evolução do mercado imobiliário na península ibérica.
De acordo com os dados presentes no “H1 Iberia Real Estate Market Report”, o preço médio de venda e arrendamento em Lisboa voltou a aumentar e a tendência é que o mercado permaneça assim. Enquanto houver uma elevada procura para uma escassa oferta, os preços continuarão a subir.
Ao longo dos primeiros seis meses de 2024, o mercado imobiliário residencial registou tendências de crescimento nas vendas e nos arrendamentos, embora com algumas diferenças entre as cidades de Lisboa e Porto, diz o relatório.
Atualmente, os preços médios de arrendamento de habitações em Lisboa e no Porto são 19,2 euros por metro quadrado e 15.3 euros por metro quadrado, respetivamente.
A subida dos preços das rendas no primeiro semestre de 2024 regista variações trimestrais de cerca de 0.3% e variações anuais de 5.3% em Lisboa, comparando com a taxa negativa de 0.2% de variações trimestrais e 9.1% de variações anuais que se verificam no Porto.
Ana Luísa Santos, chefe da área residencial da MVGM em Portugal, afirma no relatório que “na última década, temos vindo a presencial uma subida gradual do preço dos imóveis, tanto para arrendar como para comprar, especialmente em Lisboa. Todos os anos há aumentos e este ano, prevê-se que a situação se repita. Tendo este cenário em conta, as medidas estatais que permitam facilitar o financiamento para a compra de imóveis são cada vez mais importantes”.
Segundo a MVGM, a redução das taxas de juro, observada em junho deste ano, facilitou o acesso dos portugueses ao crédito à habitação. Esta medida, em conjunto com as novas políticas de habitação, contribuiu para um aumento das transações no mercado imobiliário durante o verão deste ano.
Apesar das novas medidas favoráveis aos portugueses a um maior acesso a um crédito para aquisição de um imóvel, os preços dos imóveis continuam a aumentar, refere o documento.