Ja-ba: O lado certo de Lisboa

O projeto vai-se desenvolver em três fases, a primeira com início em 2023 e as seguintes entre 2024 e 2025

O empreendimento Jardim Barreiro (Ja-Ba) é um produto único na zona da margem sul (Foto MUTO)

O empreendimento Jardim Barreiro (Ja-Ba) é um produto único na zona da margem sul (Foto MUTO)

O empreendimento residencial Jardim Barreiro (Ja-ba), na cidade do Barreiro, integra uma proposta abrangente de ocupação de um espaço vazio urbano (o antigo Campo de Futebol “o Barreirense”).

O Barreiro está cotado como o 9.º melhor concelho para se viver na Área Metropolitana de Lisboa, (segundo o ranking da Bloom Consulting para 2022).

É uma cidade que vai de encontro a todos os que procuram viver com qualidade de vida fora do centro da cidade de Lisboa, mas que mantém proximidade com a capital. Lisboa encontra-se a 20 min por travessia ferry, ou a 33km via ponte 25 de Abril (A2), ou a 45 km através da ponte Vasco da Gama (A12).

É um concelho que promove a “sustentabilidade”, a cultura, e que deseja se posicionar não apenas como local de trabalho, mas também como um ambiente, que tem tudo para as comunidades viverem e usufruem em plenitude da vida.

O empreendimento é um produto único na zona da margem sul, que prima pela qualidade de construção, eficiência, funcionalidade e luminosidade, aliado a preços atrativos.

O projeto apresenta uma área bruta total de 12.437,53m². Contempla a construção de três blocos de habitação, cada um com oito pisos, resultando num total de 162 apartamentos. As tipologias variam do T1 ao T4, para dar resposta às diversas necessidades familiares. As áreas são generosas, a decoração é sofisticada e é preenchida por materiais de contrastes suaves.

O piso da cobertura integra duas piscinas, dois grupos de churrasqueiras, duas salas multiusos, e uma pista de corrida, para que os moradores possam usufruir e organizar atividades de lazer. Todas estas áreas estão num ambiente ao ar livre e confortável com vista sobre o Rio Tejo, integrando pequenas zonas verdes, promovendo os encontros entre os vizinhos e o espírito de comunidade.

O projecto projetado pela MUTO Arquitectura e Engenharia, beneficia de uma classificação energética A, ventilação natural, energias renováveis, e estacionamento privativo em cave.

A equipa MUTO diz-nos que “a cidade do Barreiro esteve durante cerca de uma década sem a construção de novos empreendimentos de habitação coletiva. Por isso, ficámos entusiasmados por podermos projetar este novo Barreiro. Desenvolvemos o empreendimento Living Residences junto ao Aldi, e agora estamos a desenvolver o Ja-ba. Neste projeto, desenvolvemos uma arquitetura contemporânea e uma malha estrutural, que permite oferecer uma elevada flexibilidade, em termos de tipologias. Desejamos que as pessoas adquiram mesmo a casa dos seus sonhos! Quisemos ressuscitar o espírito de comunidade entre os vizinhos, que é algo que se tem vindo a perder nos grandes edifícios. Por isso, projetamos um piso de cobertura em cada edifício, com piscina, pista de corrida, sala multiusos e churrasqueiras, para incentivar o convívio entre todos os que lá vivem. Também quisemos oferecer uma habitação onde é possível descansar e relaxar depois de um dia de trabalho. Dotámos a construção de varandas generosas que oferecem uma vista incrível sobre o rio Tejo. E ainda, integrámos zonas verdes, para promover o contacto com a natureza, que tem a capacidade de nos reenergizar.“

Tempo para viver, espaço para respirar

A partir do seu passado industrial, o Barreiro reinventa-se e afirma-se como uma alternativa à vida agitada das grandes cidades. Oferece uma praia fluvial, um parque industrial-empresarial da Baía do Tejo, para o qual existem iniciativas no sentido de ser reconvertido em hub criativo e empresarial. Uma Frente Ribeirinha que foi requalificada e abriu ainda mais a cidade ao rio. Esta zona emblemática da cidade conta com uma ciclovia, uma zona de fitness e um parque infantil. O Parque da Cidade é o ponto de encontro para skaters e desportistas, assim como para famílias e crianças. O circuito de arte urbana, inclui obras de artistas como Odheit ou Bordalo II, e conta ainda com o maior mural da autoria do célebre Vhils.

Aqui é fácil conciliar as vantagens de viver numa cidade moderna, com tudo o que esta tem para dar, e o prazer da proximidade com a natureza. Por isso, o Barreiro é cada vez mais o lugar escolhido por famílias, empreendedores e comunidades criativas que, sem abdicar de todos os atrativos que uma cidade oferece, procuram um estilo de vida mais saudável, flexível e inspirado, em contacto com a natureza, a um ritmo diferente, valorizando o bem-estar e permitindo desfrutar da verdadeira qualidade de vida.

Dar forma a uma visão

Jardim Barreiro é um projeto promovido por Mazarik e Bastidor, dois Promotores Imobiliários franceses com uma vasta experiência no setor, que desde 2014 concluíram 12 projetos no centro de Lisboa (Alfama, Graça, Príncipe Real, Marvila, Mouraria, etc.), num total de 88 apartamentos. As duas empresas juntaram esforços para criar um projeto de referência no Barreiro, assente numa visão integrada, inovadora e sustentável do desenvolvimento imobiliário, focada nas pessoas e no bem-estar, respeitando sempre as vontades e as na máxima vivência dos espaços, em linha com a renovação da cidade. Escolheram a MUTO Arquitetura e Engenharia para projetar este empreendimento, que é uma empresa que conta 20 anos de experiência, a operar em Portugal e no Luxemburgo, e que combina com mestria a arquitetura com a engenharia, para desenvolver projetos criativos, funcionais e sustentáveis.

Construção e comercialização

O projeto vai-se desenvolver em três fases. A primeira fase de construção, terá início em 2023. As fases seguintes realizar-se-ão entre 2024 e 2025.

Fonte: MUTO Arquitectura e Engenharia

 

Exit mobile version