Angola foi um dos cinco principais mercados em África que contribuíram para os lucros do Standard Bank no primeiro semestre deste ano, informou o banco.
O Standard Bank registou um aumento de 5% em lucros no primeiro semestre, para 12,7 mil milhões de rands, impulsionado pelo crescimento de 32% nas suas posições em África.
Além de Angola, os outros principais contribuintes em África para os lucros do Standard Bank foram o Ghana, Moçambique, Nigéria e Uganda.
O CEO do Standard Bank, Sim Tshabalala, disse que o seu foco em África é – e continuará a ser – a principal fonte de vantagem competitiva sustentável do banco.
O Standard Bank é o maior banco africano em activos, com uma presença em 20 países africanos.
Segundo o comunicado o banco, o retorno sobre o património líquido melhorou de 16,1% para 16,8% em comparação com o primeiro semestre de 2017.
Sim Tshabalala disse que “na África do Sul, enquanto a confiança do consumidor melhorou, os atrasos na resolução de questões políticas importantes continuam a ser um obstáculo para a confiança empresarial, o investimento fixo e o crescimento”.
“Espera-se que a inflação (na África do Sul) permaneça dentro do intervalo alvo de 3% a 6%, suportando uma perspectiva de taxa de juros fixa para o resto do ano”, acrescentou o Director Executivo do Standard Bank.